Wandi Doratiotto

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

MOACIR É OURO PURO!


O Moacir nasceu em Pernambuco, em 26 de julho de 1926. Logo começa a tocar sax-alto e mostrar a que veio. Era comum, na época, o músico se engajarem na banda da polícia militar. Foi o que aconteceu com Moacir Santos quando ingressou na de João Pessoa em l946. Alguns anos depois muda-se para o Rio de Janeiro e ingressa na Radio Nacional do Rio de Janeiro tocando sax-tenor sendo solista da jazz-band do maestro Chiquinho e sua Orquestra. Isso era muito bacana para a época.

Como Moacir Santos queria se tornar um maestro completo, começou a estudar Harmonia, Contraponto, Fuga e Composição. Para terem uma idéia, estudou com o maestro Guerra Peixe, com H.J. Koellreutter e outros. Começa uma carreira brilhante e um reconhecimento no meio musical brasileiro. Quando Vinicius de Moraes grava o samba da bênção, pede a bênção para Moacir, lembram-se? Nos anos 60 Moacir Santos foi professor de grandes figuras: Nelson Gonçalves, Baden Powell, Nara Leão, Paulo Moura, João Donato e muitos outros bambas.

Em 1965 compõe a trilha de seu primeiro filme americano, Amor No Pacífico, e devido ao grande êxito, visita os Estados Unidos. Começa uma vida musical voltada para os EUA. 
Moacir Santos alega que seus contratos eram bem melhores que os do Brasil. E eram! Lança vários álbuns nos Estados Unidos sempre muito bens recebidos pela crítica e pelos colegas. O Moacir vem ao Brasil em 1985 para abrir, junto com o grande Radamés Gnattali, o primeiro festival de jazz denominado Free Jazz Festival. Em 2001 volta ao Brasil para acompanhar as gravações de Ouro Negro que inicia um processo de reconhecimento no Brasil e no exterior ao grande trabalho do maestro.

O querido maestro Moacir Santos teve uns probleminhas de saúde, mas continua atuante espalhando seu grande talento por onde passa. Recentemente foi homenageado no SESC São Paulo, nosso parceiro no programa Bem Brasil, por fundamentais músicos brasileiros e gravou um DVD. Moacir é ouro puro.


Um abraço,

PAALCOOO!!!


Wandi Doratiotto

24/5/2006